Envio gratuito para encomendas acima de 50€

Quais as vantagens do Fio Superfino?

O fio Superfino, conhecido em inglês com “Fingering Weight Yarn” ou "Sock Yarn" é um tipo de fio versátil e ultraleve, usado para diversos tipos de projetos de tecelagem e crochet. É especialmente usado para criar peças delicadas e complexas, como meias e xailes rendados.

Por norma, o fio superfino é composto por quatro camadas de dobra de fibras, o que o torna bastante flexível e de baixa espessura. Existem alguns tipos de fios superfinos que usam menos camadas de fibras, mas estes costumam ser pouco resistentes e duráveis.

Dada a espessura do fio superfino, recomenda-se o uso de agulhas pequenas. Muitos padrões recomendam agulhas entre 2,5 and 3,5 mm, o que fará com que o tecido resultante seja firme sem ser rijo. Para projetos de crochet, é recomendável o uso de ganchos de 2,25 – 3,5 mm.

Convém lembrar que o tipo de projeto ditará o tamanho da agulha ou gancho. Assim, para projetos nos quais é importante que o resultado seja um padrão tenso e firme, uma agulha ou gancho pequeno é recomendável. Por outro lado, se procuramos um padrão mais largo e respirável, a agulha ou gancho deverá ser maior. O fio superfino é normalmente utilizado para fazer roupa ou acessórios para bebés. Neste caso, deverá ser utilizado um tamanho de agulha mais pequeno, de forma a evitar um padrão com espaços.

Para que serve o fio superfino?

Alguns dos projetos mais comuns, nos quais é utilizado fio superfino, incluem meias, trabalho de renda e peças ou acessórios para bebés. É igualmente possível fazer projetos de roupa para adultos, mas prepare-se para trabalhar com agulhas pequenas durante muito tempo.

Quais as vantagens do Fio Superfino?